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Você realmente compreende a cabeça dos seus consumidores?

24 de julho de 2019 Categoria: Empresa, Estatísticas e Pesquisas, Futuro, Tecnologia

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Uma prática que vem sendo cada vez mais explorada no marketing é a conquista de clientes através de estímulos de seu subconsciente. Essa técnica é baseada em uma área da ciência conhecida como neuromarketing. Veja como esse estudo pode ajudar a sua empresa a traçar estratégias para captação de novos clientes.

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é uma mistura entre a neurociência e o marketing, tendo como objetivo entender o comportamento do consumidor e as motivações que o levam a preferir o produto X ao Y, o porquê dele preferir determinada marca, entre outras questões.

Esse tipo de questionamento é feito em pesquisas de satisfação ou feedbacks pedidos pelas empresas, mas as respostas nem sempre condizem com os reais motivos. O motivo disso é que em grande parte dos casos, os reais motivos são subjetivos, fugindo da própria ciência do consumidor.

O ambiente aconchegante da loja, um cheiro que lembra algo da infância, as cores harmoniosas… vários são os fatores que causam algum estímulo no subconsciente e atrai a atenção e compactua com a tomada das decisões.

Breve história

O neuromarketing foi popularizado por um pesquisador de Harvard, o doutor Gerald Zaltman. Formado em medicina e com acesso aos aparelhos da área, Zaltman decidiu utilizar equipamentos de ressonância magnética para pesquisas com fins mercadológicos.

Mapeando a atividade do cérebro quando exposto a estímulos de marketing, Zaltman foi capaz de estimar a influência neurológica que determinadas ações têm no comportamento do consumidor.

Em 2000, o neuromarketing foi registrado pelo pesquisador como uma ferramenta de marketing. Até hoje, seus métodos são replicados e utilizados para um melhor entendimento do que acontece na cabeça os consumidores.

Como funciona na prática?

Para realização das pesquisas, ao invés de perguntar para a pessoa o que ela prefere, ela é colocada na situação em que se quer entender o que ela irá preferir e, utilizado a ressonância ou outras tecnologias de medição de atividade cerebral, é possível medir a resposta de forma mais exata.

Em um caso, por exemplo, que você precise decidir algum fator determinante para um novo serviço que quer inserir no mercado, mas não sabe se o vídeo de apresentação deve ser utilizando um fundo rosa ou vermelho, com as técnicas de neuromarketing e algumas pessoas para fazer os testes, você consegue uma resposta mais precisa sobre a melhor opção a ser tomada, que vai além do “achismo” dos participantes.

Observando suas atividades cerebrais, é possível entender de que forma seu subconsciente reage a cada uma das opções. Assim, fica claro qual alternativa produziu um impacto mais positivo, ou seja, com maiores chances de incentivar a tomada de decisão.

Como posso aplicar o neuromarketing?

As aplicações do neuromarketing são diversas, influenciando desde a criação da marca, ao preparo do ambiente de trabalho ou da loja. Confira algumas dessas aplicações:

Teoria das cores: é comprovado que os aspectos visuais são os principais influenciadores no comportamento do consumidor, e dentro desses aspectos, a cor tem um papel fundamental. Veja algumas cores e quais efeitos podem transmitir:

  • azul: confiança e segurança;
  • vermelho: emoção e paixão;
  • laranja: sentimento agradável e amigável;
  • verde: tranquilidade e serenidade;
  • roxo: inovação e inteligência;
  • rosa escuro: alegria e jovialidade;
  • rosa claro: romance e delicadeza
  • preto: luxo;
  • branco: transparência.

Layout dos elementos: a disposição dos elementos em embalagens, editoriais, sites, campanhas publicitárias… causam um grande impacto na receptividade do consumidor. No uso de fotos, por exemplo, a direção que uma pessoa está olhando afeta como o indivíduo irá ler sua mensagem, ou a hierarquia das informações, disposição em vitrines… elementos de Gestalt que interferem diretamente em como seu anúncio será visto e a recepção dele pelo subconsciente.

Storytelling: além de um produto atrativo e com uma apresentação bem pensada, o consumidor na era do marketing 4.0 quer também fazer parte daquela história, para isso é importante que ele seja cativado, que aquele produto também o represente e o faça acreditar que aquele produto foi feito pensando nele. Essa abordagem é um dos principais fatores na fidelização do cliente.

Além desses existem diversos outros gatilhos mentais que, com um estudo e um preparo eficaz no neuromarketing, é possível fazer toda a diferença na hora de conquistar o seu cliente.

Fonte: Rock Content | Viver de Blog