Quais as principais métricas para analisar no meu site?
24 de novembro de 2019 Categoria: Estatísticas e Pesquisas, Internet, Marketing Digital, SitesTer um site é apenas o primeiro passo para mostrar sua empresa na internet. Mas não basta simplesmente fazer o site e acreditar que ele vai gerar tráfego por si só. É importante sempre analisar os dados e métricas, ver o que precisa melhorar e então fazer o planejamento para isso.
O que são métricas?
As métricas são os dados que você utiliza para analisar a performance do seu site na internet e planejar estratégias de marketing ou perceber pontos em que é preciso otimizar nas suas páginas.
Hoje já existem diversas ferramentas para obter esses números, como o Mixpanel ou o Kissmetrics, mas a mais utilizada é o Google Analytics, não só por ser o mais conhecido, mas além de ser completo, possui uma fácil implementação e é personalizável.
E agora, o que devo olhar?
Após a implementação da ferramenta escolhida, ela começa a coletar dados dos seus visitantes. Quanto mais tempo o seu site tiver com a ferramenta instalada, mais dados terá, o que é ótimo para fazer comparação entre períodos.
Dominar a ferramenta é uma tarefa árdua e de constante estudos, e as diferentes métricas devem ser analisadas de acordo com o seu objetivo, mas para ajudar, separamos uma lista com algumas das principais métricas que devem ser analisadas com frequência para ver o desempenho do seu site:
Sessões x Visitantes
Apesar de parecerem ser a mesma informação, esses dois termos oferecem dados diferentes. Sessões são quantas vezes o seu site foi acessado, independente de se a mesma pessoa acessou várias vezes ou uma só. Já “Usuários” remete ao número de visitantes únicos que entraram no seu site.
Essas informações são importantes para ver se o seu site está sendo muito acessado e se é preciso investir ou não em uma maior divulgação dele.
Novas visitas
Com essa métrica é possível ver se o seu site está atingindo novas pessoas, ou se os acessos são de visitantes já recorrentes. Essa análise é importante pois, apesar de o site ter muitos acessos, pode ser que seja sempre do mesmo público, e com isso você consegue ver que talvez a divulgação feita precise atingir diferentes mídias para atrair novos públicos.
Visualizações de página
Essa métrica mostra quantas páginas do seu site foram visitadas. Apesar de não parecer tão relevante, junto com outros dados como o número de páginas do site ou o número de sessões dos usuários, é possível ter uma média de páginas por sessão e ajuda a entender o comportamento dos seus visitantes e a traçar estratégias de conversão.
Origem de tráfego
Essa informação mostra por onde o usuário acessou o seu site.
Busca orgânica: visitantes que encontraram o seu site em mecanismos de busca, como o Google.
Tráfego direto: o usuário entrou no seu site digitando diretamente na barra de endereço do navegador.
Links: Caso a pessoa tenha acessado o seu site clicando em um link existente em sites de terceiros, será constado aqui.
Redes sociais: Usuários vindos através de alguma de suas redes sociais.
Campanhas (CPC): mostra os visitantes que vieram através de campanhas de links patrocinados, como o Google ADS.
Saber a origem do usuário pode ajudar a ver oportunidades nesses diferentes canais, ou mostrar que em algum deles a divulgação não está surtindo efeito.
Essas métricas são fundamentais de sempre serem analisadas, mas além delas existem diversas outras que podem ajudar em diferentes situações. Dominar essas ferramentas de análise é uma tarefa árdua e de constante estudos e atualizações, mas é importante saber pelo menos o básico para conseguir entender e ver quais pontos é preciso melhorar no seu site e nas suas estratégias de vendas e divulgação.
Fonte: Agência WT | SharpSpring | Rock Content | Sigu