O que é e qual o impacto da Busca Visual?
24 de dezembro de 2019 Categoria: Marketing Digital, Sites, TecnologiaA busca visual é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais força pelos internautas. Através dela os usuários tem uma nova experiência na hora de pesquisar seus interesses e uma maior tendência a ser atraído pelo seu produto quando encontrado.
O que é a busca visual?
Essa ferramenta é uma forma alternativa às buscas de texto. Em vez de você digitar o que quer encontrar, você pode fazer essa pesquisa através de uma imagem, que pode ser uma foto tirada na hora ou uma imagem de galeria. O buscador, então, faz um reconhecimento e busca imagens semelhantes e informações sobre o conteúdo daquela mídia.
A tecnologia que está por trás disso é o Machine Learning, que alimenta o banco de dados através das variações de informações à medida que as pessoas vão usando e alimentando a ferramenta, com isso, a sua otimização acontece de forma orgânica e constante. Para intensificar o aprendizado da ferramenta, o Google ainda faz um cruzamento com os bancos de dados que já possui. Dessa forma, a ferramenta já “nasceu” pronta para ser usada.
Qual o impacto dessa nova forma de pesquisa?
Os influenciadores digitais, blogs de tendências, decoração, moda, entre outros, ditam muito o que as pessoas pesquisam e se preocupam em consumir. Dessa forma, com a popularização da busca visual, as pessoas vão parar de digitar e simplesmente passar a procurar as imagens que mostram aqueles itens que elas desejam, e então o buscador irá mostrar os resultados similares.
Dessa forma, é importante que os sites de lojas estejam preparados para essas buscas, principalmente e-commerce. A partir do momento que as imagens se tornam o “termo de busca”, será preciso imagens otimizadas para serem encontradas, metatags bem preparados, títulos… As técnicas de SEO nunca precisaram ter tanta preocupação com o conteúdo imagético quanto irão precisar agora.
E quais os benefícios disso?
Para o consumidor, sua jornada de busca será muito mais curta, uma vez que sabendo o que quer, basta pesquisar a imagem e terá resultados bem próximos do que procura, sem precisar ficar abrindo vários sites para tentar achar o produto exato.
Para quem trabalha com e-commerce, apesar de precisar dar mais atenção a alguns pontos de SEO, essa nova ferramenta trará um impacto positivo. A partir do momento que a pessoa está fazendo uma busca com uma imagem, ela já tem um objetivo de resultado e sabe o que quer. Dessa forma, sites bem otimizados, que consigam ter seus produtos nos resultados dessas buscas, tem uma chance muito maior de venda.
Apesar de, a princípio essa nova ferramenta, assim como qualquer outra, exigir certo estudo e dedicação para quem quer usar ela a seu favor, pesquisas mostram que lojistas que conseguirem utilizar de seus recursos conseguirão ter um aumento considerado nas vendas.
Fonte: Resultados Digitais | Rock Content | Doxxa