Blog 909 - Marketing Digital e Tendências

O que é e por que ter um site com CMS

24 de março de 2020 Categoria: Marketing Digital, Sites, Tecnologia

mktdigital

Quantas vezes você precisou que algo fosse alterado ou acrescentado no seu site, mas ficou dependendo de outra pessoa porque não tinha o conhecimento técnico necessário? Com uma plataforma CMS você mesmo consegue fazer isso, de forma muito mais prática e rápida.

Afinal, o que é um CMS?

CMS significa Sistema de Gestão de Conteúdo (Content Management System) e, de forma simplificada, são sistemas que permitem que você gerencie os conteúdos dinâmicos do seu site, sem necessidade de conhecimento técnico ou de ficar pesquisando vídeos no youtube.

O uso de sistemas de gestão de conteúdo são fundamentais em alguns casos de sites, como de jornais que precisam postar matérias diariamente, lojas virtuais que periodicamente recebem novas mercadorias, blogs, entre outros.

Existem diversas plataformas gratuitas de CMS, como o WordPress, Joomla, Drupal, Magento, entre outros. Esses exemplos citados são os mais usados, por serem plataformas completas e muitas vezes vão muito além do que as pessoas precisam, podendo se tornar até um pouco complexas.

Como alternativas, muitos desenvolvedores criam suas próprias plataformas na hora de desenvolver um site, e nela colocam apenas aquilo que o cliente irá precisar, de forma mais intuitiva e direta para aquelas necessidades.

Por que usar um CMS no meu site?

Esse sistema de gerenciamento é uma funcionalidade importante para o seu site, caso não tenha um técnico ou especialista para fazer as alterações necessárias quando precisar. Mas, mesmo tendo alguém com esse conhecimento, existem casos como blogs ou lojas em que as atualizações são constantes e diferentes pessoas precisam atuar nesses conteúdos.

Algumas das funções mais usadas nesses sistemas são:

- Criação de novas páginas
- Edição de textos
- Controle de estoque e vendas
- Moderação de comentários
- Criação de postagens para blogs

Além disso, podemos destacar outra vantagem importante, que é a facilitação em trabalhar o SEO do seu site. Com a possibilidade de adicionar e editar os conteúdos do site quando quiser, é possível fazer otimizações constantes nas suas páginas. com ferramentas simples, como o Google Search Console, você pode analisar as palavras e termos mais buscados e então melhorar os conteúdos com esses termos, para ganhar melhores posições nos resultados.

A estruturação e produção de novos conteúdos também são outros fatores facilitados pelo CMS que ajudam no aumento do tráfego orgânico pelos buscadores. Ações simples que, em um site que você precise fazer tudo utilizando código, pode dificultar e até atrasar esse processo.

Fonte: Be Code | Rock Content