O que é e como o Remarketing pode alavancar as suas vendas
26 de janeiro de 2020 Categoria: Estatísticas e Pesquisas, Marketing Digital, SitesSabe quando você pesquisa algum produto para comprar, e de repente esse produto começa a te perseguir nos outros sites, email e em qualquer lugar que você navegar? Você caiu em uma campanha de remarketing, uma das principais ferramentas para quem quer vender o seu produto na internet.
O que é Remarketing?
Remarketing significa “fazer marketing novamente para as mesmas pessoas”. O próprio nome já diz muito sobre a técnica, mas explicando melhor, o remarketing é a estratégia que, quando um cliente entra no seu site, colocar algum produto no carrinho de compras ou demonstra interesse por algum produto mas não finaliza a compra, ele começará a receber emails e/ou anúncios sobre aquele produto. O objetivo disso é lembrar e encorajar o usuário a voltar no seu site e realizar a compra ou entrar em contato com a sua empresa.
Por que fazer Remarketing?
Por mais que essa metodologia de venda pareça irritante, é uma das técnicas de maior eficiência principalmente para e-commerces. De acordo com dados coletados pelo Google Ads, menos de 5% dos consumidores realizam uma compra de forma imediata. Além disso, muitas vezes quando volta a pesquisar o produto desejado, acaba indo para sites concorrentes.
Com o remarketing você consegue reforçar a imagem da sua marca trabalhando mensagens personalizadas para o consumidor, como também descontos que irão ajudar a convencê-lo a comprar no seu site.
Com o remarketing você consegue reforçar a imagem da sua marca trabalhando mensagens personalizadas para o consumidor, como também descontos que irão ajudar a convencê-lo a comprar no seu site.
Outra situação em que o remarketing pode ser usado é quando o consumidor chega a realizar a compra, mas o produto pode ser relacionado com outros, então você tenta convencê-lo a levar aquele outro produto que “combina” com o já comprado. A Netflix, por exemplo, trabalha com isso nas categorias “Por que voce viu x filme” ou “Você também pode gostar de:”, as quais o seu histórico e perfil são analisados e o sistema consegue gerar sugestões automáticas de novos produtos.
Como fazer campanhas de remarketing?
Para uma boa campanha de remarketing, é importante fazer um mapeamento das diferentes jornadas que o seu consumidor pode fazer, com foco no engajamento dele. Alguns podem chegar a colocar o produto desejado no carrinho, outros podem colocar e retirar, antes de finalizar a compra de outros produtos, em outros casos, pode apenas visualizar o produto e partir para outro… Em cada caso, é importante trabalhar uma diferente abordagem na forma como irá trabalhar o reengajamento daquele potencial consumidor.
Outro ponto importante é decidir qual plataforma irá utilizar para trabalhar o seu remarketing, o que pode ser feito em redes sociais como facebook e instagram, na rede de display do Google, emails… Para isso, é importante conhecer o perfil do seu consumidor.
Cada plataforma a implementação da campanha de remarketing tem suas características e peculiaridades na hora de criar a campanha, mas para qualquer uma delas é importante que o responsável pela campanha analise e revise com frequência os relatórios e resultados da campanha, para sempre estar otimizando e conseguindo melhores resultados.
Fonte: Academia do Marketing | Rock Content | Hotmart