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Google Mobile First Index – seu site está preparado?

29 de fevereiro de 2020 Categoria: Internet, Marketing Digital, Sites

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A indexação de sites no Google sempre foi feita baseada na navegação para desktop. No entanto, nos últimos anos, o número de usuários que utilizam o buscador pelo celular aumentou consideravelmente, ultrapassando os usuários por desktop.

O que é Mobile-First Index?

O termo “mobile-first index” (indexação baseada primariamente em dispositivos móveis) significa que agora a Google indexa os sites baseado inicialmente na navegação mobile, e só depois avalia o desempenho no desktop.

Desde 2016 a Google já anunciava essa possível mudança em seu algoritmo para indexação dos sites, o que foi confirmado em março de 2018. Desde então essa priorização da navegação nos celulares já está em vigor, e os sites antigos estão sendo reindexados com esses novos critérios.

O objetivo disso é que o buscador ofereça a melhor experiência para os seus usuários. O que muitas pessoas esquecem é que a Google também é uma fornecedora de serviço, e o seu sucesso depende de entregar bons resultados para os seus usuários, dessa forma, ela pretende com essa medida que, independente da tela que a pessoa estiver usando, ela tenha uma boa experiência no site que for acessar através do buscador.

E o que acontece com os sites que não são responsivos?

Os sites mais antigos, que ainda não foram trabalhados de forma responsiva, não vão perder sua indexação, mas serão avaliados apenas pela navegação em monitores, o que vai prejudicar de forma brusca o seu posicionamento.

Mesmo que ainda tenha o site indexado, é de extrema importância investir em uma navegação responsiva para o seu site, não só porque você será colocado em posições bem inferiores que o seu concorrente, mas também pensando na experiência do usuário e, consequentemente, na permanência dele no seu site.

Outro fator que também sofre influência é o seu índice de qualidade nas campanhas patrocinadas do Google ADS. Os sites não responsivos são penalizados e, para concorrer uma posição com um concorrente que possui o site otimizado para outras telas, terá um custo por clique muito maior.

Mobile-friendly: uma necessidade

Com mais de 50% dos usuários acessando a internet através de dispositivos móveis, ter o seu site acessível para as diferentes telas já é algo necessário. Essa medida de Mobile First Index é apenas uma forma que a Google está fazendo para pressionar algo que as empresas já deveriam ter feito.

E quando se fala em sites amigáveis para dispositivos móveis, não estamos falando apenas na responsividade, mas é preciso ter diversos cuidados, como a velocidade de carregamento, se o conteúdo que aparece no desktop é o mesmo que irá aparecer na versão móvel, o peso das imagens para quem acessa via internet móvel, entre diversos outros fatores.

As tecnologias estão mudando com uma frequência cada vez maior e, para quem quer ter o seu lugar na web, é importante acompanhar essas mudanças e estar disposto a investir na otimização da sua presença online, caso contrário, poderá ficar atrás da concorrência.

Fonte: WixBlog | Resultados Digitais