Blog 909 - Marketing Digital e Tendências

Sites One Page: como funcionam?

25 de outubro de 2018 Categoria: Empresa, Internet, Marketing Digital, Sites

mktdigital

O que é o One Page Layout?

Como o nome define, este tipo de layout é feito para exibir todo o conteúdo em apenas uma página, com seções bem definidas exibindo os conteúdos. Além disso, cada seção deve ter uma sequência organizada, como se fosse uma história.

O conceito de One Page Layout é mostrar tudo o que deve ser exibido para destacar um negócio, um produto ou informações pessoais/profissionais, em uma única página. Nesse tipo de layout, cada link interno aponta para uma seção da própria página em que o usuário está. Os links não direcionam para uma nova página, apenas “rolam” a página até a sessão em que está o conteúdo desejado.

Quais as vantagens de se usar uma One Page?

Navegação rápida e dinâmica: com o uso de textos mais curtos e um apelo imagético maior e mais criativo, a visualização toma um caráter mais dinâmico e rápido, fazendo com que o usuário navegue por todo o site de forma rápida e sem monotonia.

O design: a utilização de animações leves e bonitas, como o efeito parallax (em que uma imagem de background acompanhe a rolagem da página), e com o menor conteúdo textual, as imagens ganham maior importância e deixam o site visualmente mais agradável e atraente para o usuário.

Mais velocidade: através de estudos realizados, um usuários espera uma página de internet ser carregada, em média 8,6 segundos. Muitos desistem antes dos 3 segundos, com os sites one page isso não acontece, pois seu conteúdo é carregado de uma só vez, evitando que cada clique a página recarregue e leve mais tempo de espera do internauta.

Quando vale a pena usar uma One Page?

Sites de pequenas e médias empresas: se você está começando um negócio ou já tem algo pequeno ou médio, um site one-page pode ser o ideal já que você utilizaria poucas páginas para exibir tudo, em um site tradicional.

É melhor, então, condensar as informações em uma página única e dividir em seções, com mais imagens e maior apelo visual.

Lançamentos ou sites de produto único: esse entra no formato de landing pages, também. Basta uma única página para você exibir todas as informações sobre o produto.

Seja um produto físico, ou digital, ao invés de usar várias páginas, utilize esse layout com as seções demonstrando as características do produto, assim você consegue exibir o que precisa e ter mais possibilidades de as pessoas lerem, como um folder eletrônico.

Uma página simples e bem elaborada para um produto aumenta significativamente a taxa de conversão, e as vendas, consequentemente.

Sites pessoais ou de portfólio: O One Page Layout é perfeito para fazer um site pessoal, ou para um freelancer ou agência que quer exibir seu portfolio de projetos, em um formato mais fácil de visualizar e manter.

Ao usar esse layout, é interessante que ele tenha um objetivo, como dar o destaque dos seus principais serviços para captação de um possível cliente.

Nesse layout fica mais fácil dar ênfase ao objetivo (ou meta) do site, então atente para isso.

Conclusão

Apesar de apresentar um conteúdo mais rápido e condensado, os sites one page são ótimos aliados para pequenos negócios ou algumas situações específicas em que é necessário reter uma atenção maior do seu cliente. Mas deve-se tomar cuidado na hora de definir um objetivo daquela página e organizar o conteúdo para que os textos e imagens se completem e sigam uma dinâmica que faça o usuário ir até o final e possivelmente completar uma chamada de contato.

Fonte: Web Dev Academy | Agência Trampo