Blog 909 - Marketing Digital e Tendências

Por que a sua empresa deve ter um blog?

26 de agosto de 2018 Categoria: Empresa, Estatísticas e Pesquisas, Marketing Digital

mktdigital

Com o “boom” que vem ocorrendo na internet nos últimos anos, os blogs passam a estar presentes em sites de empresas pequenas, médias, grandes e vem se tornando cada vez mais importantes no mundo corporativo.

Boa parte das empresas ou marcas acha que ter um site institucional com a apresentação da empresa, dos serviços e uma página de contato já é o suficiente para marcar presença na internet, no entanto isso não é mais suficiente., um site com essas características, a grande maioria possui, porém falta o diferencial.

O blog entra como uma forma de trazer esse diferencial para a sua empresa. Mesmo que todas as empresas passem a ter um blog em seus sites, nele cada uma poderá ter um contato mais íntimo com seus visitantes, mostrar mais sobre o seu mundo, forma de pensar, debater assuntos e fidelizar aqueles que vêem nesse conteúdo algo relevante.

Entre as vantagens de se ter um blog, podemos destacar:

Investimento de baixo custo: com pouco dinheiro desembolsado para implementação e manutenção, a empresa pode ter excelentes resultados na campanha de marketing;

Engajamento com o público: oferecendo um blog bem escrito, a empresa parecerá mais “humana”, possibilitando melhor o contato com os clientes e geração de discussões a respeito dos temas tratados em cada post;

Conteúdo atualizado: diferente de um site institucional, onde o conteúdo é estático, sujeito a apenas algumas alterações em longos espaços de tempo, o blog possibilita a atualização constante, gerando conteúdo de qualidade e maior interesse dos usuários em voltar no seu site;

Ranqueamento nos buscadores: O Google valoriza o conteúdo de qualidade, a frequência de postagem e a experiência do usuário e isso irá favorecer os resultados com o seu site nos resultados de busca orgânica.

E como o blog ajuda nos resultados de busca do Google?

Quando temos apenas o site da empresa, sabemos que o conteúdo será estático. Com o blog já não funciona dessa forma, será preciso que você atualize com frequência para que o Google entenda que você está fornecendo qualidade de material para o seu leitor.

Para que o ranqueamento seja feito de forma assertiva, será necessário trabalhar palavras chaves relacionadas ao seu nicho. Por exemplo, se você tem uma concessionária que vende carros novos e usados, procure inserir em determinadas partes do seu artigo, palavras chaves como: Comprar carro, comprar carro usado, comprar carro zero.

Dessa forma quando o usuário fizer pesquisas como:

  • Onde comprar carro usado
  • Comprar carro zero barato

E outras formas com termos relacionados, seu blog terá maiores chances de aparecer como resultado para a busca.

Investimento de impacto e duradouro

O Blog é uma das saídas ideais para quem quer fazer um investimento de impacto e que seja em longo prazo. Até porque, não espere colher frutos em curto prazo com esse tipo de estratégia.

Muitos questionam sobre a frequência de publicações a ser feitas, dependendo do nicho será preciso que você faça atualizações diárias, pois a velocidade da informação é passada muito rápida. No entanto, isso varia muito de segmento para segmento, o importante é que o conteúdo gerado seja de qualidade. Não adianta fazer um post por dia se esse conteúdo não for relevante ou não despertar interesse em quem você quer atingir.

O blog bem estruturado, trabalhando as palavras chaves e gerando conteúdos relevantes é algo que certamente em algum tempo fará uma grande diferença nos resultados de busca orgânica do Google.

Mesmo que os links patrocinados ainda sejam uma forma melhor de obter resultados rápidos, trabalhar os links patrocinados juntamente com a busca orgânica, é garantia de um resultado espetacular, pois você começará a trazer tráfego ao seu site muito mais qualificado e terá algumas vantagens no índice de qualidade dos links patrocinados.

Fonte: Blueberry Marketing Online | Agência Mestre