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O que é persona e qual sua importância para o marketing das empresas

25 de abril de 2019 Categoria: Estatísticas e Pesquisas, Marketing Digital

mktdigital

Na hora de criar as campanhas e peças de marketing digital, você deve ter sempre em mente que há um público que se deseja atingir. Para isso, criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia da sua empresa.

O que é Persona?

Persona, em resumo, nada mais é do que um cliente típico com todas as características daqueles que compram seu produto. No entanto, ao analisarmos sua importância e construção, percebemos que o conceito é muito mais profundo e importante do que sua definição.

Compreender quem consome o seu produto ou serviço é fundamental para qualquer empresa. Para isso as personas entram como uma importante ferramenta nesse processo.

E qual é a diferença entre persona e público alvo?

Público alvo, como o próprio nome diz, é também uma forma de definir o público de uma empresa, no entanto de forma muito mais ampla e genérica. Enquanto em público alvo você segmenta o seu público por sexo, idade, renda, localização… na persona, você será muito mais específico, olhando fatores como histórias de vida, objetivos, motivações, preocupações, também desafios…

Enquanto no público alvo você segmenta uma fatia da população, na persona você entrará dentro dessa fatia e criará “personagens” para os diferentes integrantes dessa fatia, considerando informações verdadeiras sobre onde seus clientes moram e o comportamento deles.

cauda_longa

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital.

A importância da cauda longa se dá especialmente quando tratamos de produtos digitais, em que os custos de armazenamento e de distribuição são bastante baixos se comparados a mercadorias físicas. Nesse novo nicho é possível, e mais viável, comercializar e explorar produtos menos populares e, em contrapartida, menos competitivos.

Quais as vantagens de se definir uma persona?

Entre as várias vantagens de se definir uma persona, podemos destacar o fato de que isso ajudará você a conhecer com quem precisa se comunicar e, com isso, poderá saber quais as plataformas (Facebook, Instagram, Google, email marketing…) serão mais eficientes para atingir esse público e, além disso, poderá usar a própria linguagem e elementos culturais para se comunicar, o que trará muito mais personalidade, foco e eficiência para suas campanhas de marketing.

Como posso definir a persona para o meu negócio?

Na hora de definir sua persona, é importante que se tenha dados reais sobre o público que consome os seus produtos e, a partir disso, procurar padrões dentro desses dados para que possa responder perguntas importantes como:

  • Características físicas e psicológicas
  • Por que o seu serviço o interessa?
  • Quais atividades ele costuma realizar no dia a dia?
  • Qual o seu nível de instrução?
  • Quais os tipos de informação e por quais veículos ele as consome?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • O que pode influenciar suas decisões?

Com dados como esses é possível construir suas personas e, com isso, começar a traçar estratégias mais personalizadas e com maior foco em cada perfil de consumidor, conseguindo assim melhores resultados e maior confiança daquelas pessoas alcançadas.

Fonte: Resultados Digitais | Agência Maya | Orgânica Digital | Agenciar 8