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O fenômeno da cauda longa

24 de fevereiro de 2019 Categoria: Estatísticas e Pesquisas, Internet, Marketing Digital

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Cauda longa (long tail) é um termo muito usado no marketing, no qual demonstra, em linhas gerais, como é possível discriminar os setores de menor popularidade no comércio ou na prestação de serviços. A grande utilidade dessa informação é analisar o alcance e relevância de mercados consumidores ainda pouco explorados.

O que é Cauda Longa?

A cauda longa ficou conhecida como uma estratégia de marketing em que se foca em uma grande variedade de produtos com pouca demanda, diferente da massificação de poucos produtos que correspondem pela maior parte do faturamento.

Esse conceito é representado por um gráfico que demonstra a ocorrência de buscas por determinados termos, produtos ou serviços. Nesse gráfico, a curva de demanda por produtos atinge seu auge na cabeça (topo), com maior demanda, enquanto sua cauda alongada representa a menor demanda.

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Ao analisarmos a imagem, é possível notar que produtos “mais genéricos” possuem maior demanda, porém são mais limitadas em quantidade. Já os que fazem parte da cauda longa, com nichos mais específicos, possuem menor demanda, porém são tantas opções que podem até superar os genéricos.

A importância da cauda longa se dá especialmente quando tratamos de produtos digitais, em que os custos de armazenamento e de distribuição são bastante baixos se comparados a mercadorias físicas. Nesse novo nicho é possível, e mais viável, comercializar e explorar produtos menos populares e, em contrapartida, menos competitivos.

Palavras-chaves cauda longa

Esse fenômeno da cauda longa, no entanto, não se torna relevante apenas para a venda de produtos ou serviços específicos, mas também se tornou uma forte estratégia para que as pessoas consigam encontrar o seu site em pesquisas orgânicas ou em campanhas de links patrocinados em buscadores.

Palavras-chaves cauda longa ou long tail keywords são geralmente formadas por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.

À primeira vista parece ser uma aposta arriscada, já que envolve palavras que representam um volume menor de buscas, consequentemente atingindo um número menor de pessoas em busca do seu produto ou serviço.

Por outro lado, a estratégia com cauda longa representa um enorme ganho com a possibilidade de fazer com que as pessoas que buscam pela sua empresa encontrem algo mais próximo da realidade das pesquisas que elas fazem. Isso também contribui para um aumento do índice de qualidade do seu anúncio no Google ADS.

Com isso, podemos destacar algumas vantagens com o uso das palavras-chaves cauda longa:

1. Alcançar clientes: Quanto mais próximo da resposta o visitante chegar em uma pesquisa, maior é a probabilidade de clique no link. E maior é a chance de que ele tenha sua questão resolvida.:

2. Custo-benefício: Apesar de serem palavras-chave com menor volume de busca, possuem cliques mais qualificados, uma vez que não levam respostas vagas a quem pesquisa.

3. Menor rejeição e melhor qualificação: Ao otimizar as suas palavras-chave de cauda longa, você tem a oportunidade de diminuir a taxa de rejeição em seu site e ter os visitantes certos para adquirir seu produto. Com uma rejeição menor dos visitantes também há uma melhor qualificação nas buscas do Google, o que acaba aumentando o número de visitas ao seu site.

Como começar uma estratégia de cauda longa?

Analisar o seu site por meio das ferramentas Google Analytics e Search Console dá uma boa noção de quais long tail keywords você pode começar a explorar.

Tanto a pesquisa interna do seu site quanto a externa são boas fontes de análise para você aprimorar sua otimização de palavras-chave de cauda longa.

A partir da análise dessas ferramentas, é possível começar a montar uma lista de palavras-chaves cauda longa criando sinônimos dos termos encontrados, produzir conteúdos relevantes que utilizem dessas palavra-chave, para que os termos usados sejam encontrados também em buscadores, entre outras práticas.

Mas não acaba por aí! Como em toda campanha de marketing, é importante analisar os resultados alcançados e estar sempre otimizando suas métricas, para que cada vez mais consumidores potenciais sejam alcançados.

Fonte: Resultados Digitais | Além da Mídia Social | Sage One