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Landing page: gerando leads com eficiência

24 de novembro de 2018 Categoria: Estatísticas e Pesquisas, Marketing Digital, Sites

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Landing page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as landing pages são muito usadas em campanhas de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

O que é são?

A Landing Page pode ser definida como a primeira página que um visitante entra no seu site, independente de qual for. Exemplo: se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem, ou a landing page. Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home.

Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão.

Quais suas vantagens?

01. Deixar a proposta clara

A landing page, desde o momento em que o cliente a acessar, já deixa claro o produto ou serviço sobre o qual ela está tratando, e se for aquilo que o cliente procura, ele manterá seu interesse ao decorrer da página, tornando mais agradável e eficiente sua navegação, aumentando assim a probabilidade de conversão.

02. Eficiência

Se você anunciar um produto em sites de busca e criar a landing page exatamente do jeito que é esperado, com as características, descrições, preços e tudo mais, o cliente estará mais propício a efetuar a compra, uma vez que a propaganda não foi enganosa e atendeu às expectativas e às necessidades dele pelo anúncio X página.

03. Otimização e possibilidades

Por ser uma página mais direta e com poucos elementos, é possível criar versões diferentes da mesma, testando posicionamentos e elementos, e diferentes anúncios para as mesmas, para poder analisar qual a alternativa mais eficiente para gerar os leads.

04. Bom custo/benefício

Por se tratar de uma página simples, com apenas um produto ou serviço e que busca agilidade em sua visualização e geração do lead, a criação de uma landing page tem custos mais reduzidos que um site institucional ou com conteúdos mais completos de diferentes produtos. Além disso, por ter como único objetivo a geração de leads, uma landing page bem estruturada consegue um alto retorno.

Quais elementos devem conter em uma landing page de sucesso?

Título e subtítulos: 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 lerão o restante da página. Levando esse dado em consideração, percebemos que os principais elementos de uma página, de fato, são o título e o subtítulo. Isso significa que esses elementos devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta.

Imagens: Use imagens relevantes, que mostrem o valor do seu produto e que gerem interesse em a pessoa querer saber mais e comprar aquele produto. Evite generalismo ou imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão.

No caso de softwares ou ofertas de produtos que possam ser mostradas de alguma forma, opte por fazê-lo. Mostre telas do software para transmitir credibilidade sobre a oferta.

Descrição da oferta:Em grande parte dos casos, uma página de conversão precisará de mais descrições sobre a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e alinhar expectativas.

  • Escreva fragmentos curtos, de fácil leitura;
  • Selecione os itens mais importantes para falar sobre, sem blocos longos de textos;
  • Destaque termos importantes;
  • Foque nos benefícios, não nas funcionalidades;
  • Dependendo do produto, vídeos explicativos também são bem vindos.

Formulário: É aqui onde ocorrerá a conversão. Na hora de montá-lo é importante pedir apenas o essencial, sem torná-lo extenso ou que faça o visitante desistir de preenchê-lo.

Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.

Finalizando…

Uma página por si só não gera os leads sozinha, é preciso saber por onde seu público alvo navega e criar anúncios relevantes que os atraiam e os façam clicar, para que a sua landing page faça o restante do trabalho para gerar a conversão do clique.

Fonte: Via Agência Digital | Resultados Digitais | SEO Master