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Inbound Marketing: a nova forma de conquistar clientes

26 de dezembro de 2018 Categoria: Empresa, Estatísticas e Pesquisas, Futuro, Marketing Digital

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o velho marketing, dos anúncios em panfletos, rádio, televisão e outdoor já não funcionam tão bem como antigamente. Estamos vivendo uma nova era, na qual as pessoas não querem mais ser incomodadas por propagandas invasivas e campanhas publicitárias que não são do interesse delas. Nos dias de hoje, o consumidor está mais exigente e realiza muito mais pesquisas antes de comprar algum produto ou contratar algum serviço. Essa é uma grande, ou até mesmo, a principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing.

Mas, o que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente.

Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

Mas, além desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Você provavelmente já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, certo? Banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia.

Já o Inbound Marketing…

O Inbound Marketing é uma forma de marketing onde você foca seus esforços para que os clientes venham até você e não que você vá até eles. Ele utiliza de estratégias baseadas em geração de conteúdo, alimentando o possível cliente dentro do seu funil de compra. Por ser uma estratégia que visa a comunicação com o cliente, oferecendo valor antes mesmo de oferecer um produto ou serviço, o Inbound Marketing acaba trazendo mais resultados, por engajar muito mais o usuário.

O ponto importante desta estratégia é realizar ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autora através de técnicas variadas como artigos, e-books, vídeos, podcasts, entre outros.

E quais são as vantagens disso?

O Inbound Marketing contribui para que a empresa tenha uma atração de leads muito maior, através de um engajamento mais efetivo que “dá” ao cliente o que ele está procurando, tornando-os possíveis consumidores dos seus serviços e produtos.

Ao oferecer para os clientes conteúdos autorais sobre determinados assuntos, você consegue mostrar que possui norral naquilo, e isso os dá confiança para contratar os seus serviços.

Outra importante vantagem é o custo: segundo uma pesquisa da Hubspot, no Inbound Marketing o custo por lead é 62% menor do que no tradicional Outbound Marketing.

Além disso, por basear-se no marketing digital, o alcance e o direcionamento da mensagem, são muito mais certeiros.

Como funciona o processo do Inbound Marketing

1. Atrair

A genialidade dessa etapa é simples: ao invés de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo digno de legítima atenção e assim atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto.

O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto.

No entanto, o Inbound Marketing em um primeiro momento é difícil de ser auto-suficiente, o que muitas vezes carece que esse conteúdo inicial receba um investimento em publicidade para alcançar a sua primeira leva de público.

2. Converter

Nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material rico como um e-book, que foi oferecido na etapa de atração.

3. Relacionar

Como sabemos, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem.

  • 03% – Comprando agora
  • 07% – Disposto a ouvir
  • 30% – Não está pensando nisso
  • 30% – Acredita não estar interessado
  • 30% – Não está interessado

Essas porcentagens de acordo com a “Pirâmide do momento de mercado – Chet Holmes”.

Em suma, apenas 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está na etapa de Decisão de Compra, e é aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: por meio de algumas estratégias como a de email marketing, identificamos os estágios em que se encontram os Leads e fazemos eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra

4. Vender

Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

De maneira geral, quanto mais complexo o produto, mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo para concretizar a venda.

5. Analisar

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

O mercado pede o Inbound Marketing

O mercado está comprando a ideia de aplicar a metodologia do Inbound Marketing, e seus resultados já estão comprovados, no entanto, mesmo que as vantagens sejam diversas, é necessário que a aplicação seja bem elaborada e o conteúdo oferecido seja realmente útil e mostre para as pessoas que o verem que sua empresa possui seus diferenciais e conhecimentos, conquiste a confiança, caso contrário com um conteúdo feito sem os devidos cuidados, pode causar efeito contrário.

Não ter uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa pode ser um fator determinante para você ficar atrás de seus concorrentes que já estão aplicando a metodologia.

Fonte: Agência Mestre | Resultados Digitais