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Gamificação: eleve o nível da sua empresa

21 de janeiro de 2019 Categoria: Empresa, Estatísticas e Pesquisas, Futuro

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Gamificação é o uso de técnicas e dinâmicas utilizadas em jogos aplicadas a outros processos, não relacionados ao contexto convencional dos jogos. O principal objetivo dessa estratégia é melhorar o aprendizado e estimular a participação de quem está envolvido, pois ela instiga algumas características inerentes do ser humano, como a competitividade e a cooperação.

Por que as empresas estão utilizando isso?

Parte-se do princípio de que a diversão é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor. Através da gamificação é possível fazer aquela tarefa chata e entediante do seu trabalho possa se tornar mais interessante, lhe permitindo ganhar recompensas pela tarefa realizada e até mesmo comparar seus resultados com outros membros de sua empresa, entre várias outras técnicas, buscando sempre se superar, trabalhando tanto a competitividade quanto a cooperação, assim como em um jogo.

Exatamente por isso que a gamificação vem entrando em ascensão no cenário atual, pois os resultados podem ser impressionantes, aumentando exponencialmente o índice de rendimento e produtividade da sua empresa.

Quais as vantagens disso para a empresa?

Competitividade saudável: a competição lida com a natureza humana que motiva as pessoas a partir da vontade de superação em algum aspecto, seja ao próximo ou a si mesmo.

Sentimento de conquista: ao se atingir um determinado objetivo, desperta-se um sentimento de conquista. Um importante estímulo para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas.

Mensuração de desempenho: um membro de um programa que utiliza a gamificação não conseguirá perceber sua evolução sem uma demonstração clara de seu progresso por níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação. Então utiliza-se mecanismos para avaliar e mensurar os resultados com a gamificação. Assim é possível avaliar os avanços de cada um e as equipes sentem-se motivadas para melhorar cada vez mais.

Como aplicar?

Como qualquer estratégia, é necessário realizar um planejamento e identificar os objetivos que se quer alcançar, bem como formas de monitorar e avaliar os resultados.

Com isso, alguns passos são importantes serem seguidos:

1. Identificar o problema

É possível identificar o problema de diversas maneiras, uma delas é através de entrevistas com os colaboradores questionando-os sobre o relacionamento entre colegas, produtividade ou cultura da empresa.

2. Definir o objetivo

Os objetivos podem ser diversos, desde motivar os colaboradores, aumentar as vendas até promover o engajamento entre os colegas.

3. Entender a persona

Antes mesmo de pensar nas maneiras que a gamificação pode ser executada, é importante entender o seu público. Identificar as peculiaridades de cada participante e as características que eles possuem em comum.

4. Definir as estratégias

Realize um brainstorming ou faça pesquisas para gerar diversas ideias e maneiras de aplicar a gamificação e então decidir qual se alinha com a persona e objetivos elencados no início do planejamento.

Ao realizar o brainstorming, você e sua equipe também poderão analisar quais ideias se encaixam com o orçamento e recursos disponíveis.

Assim, será possível estruturar as ações, alinhar as metas que serão alcançadas no decorrer dela e as premiações que podem ser fornecidas aos vencedores.

5. Mensurar

Realize testes, pesquisas, acompanhe e observe os aspectos após aplicar a gamificação. Dessa forma será possível avaliar se a estratégia está sendo aceita pelos participantes e alcançando os primeiros resultados.

Na prática, são oferecidas recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-determinadas, em níveis e fases a serem superados. A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo, a criação de regras e a aplicação de controles e mensuração de indicadores. As recompensas pelas interações dos participantes podem variar, indo desde incentivos virtuais, como medalhas a, eventualmente, prêmios físicos.

Estamos em constante evolução e os jogos que antes eram relacionados apenas ao lazer e à diversão, hoje podem ser utilizados nas empresas para aumento da produtividade, persistência, otimismo e cooperação entre colegas.

Fonte: Tangerino | Canal Tech | Tudo Sobre Incentivos | Endomarketing | Orc’Estra