Blog 909 - Marketing Digital e Tendências

Criando estratégias com Análise SWOT

23 de setembro de 2018 Categoria: Empresa, Estatísticas e Pesquisas, Marketing Digital

mktdigital

Qual é o seu grau de conhecimento acerca da sua empresa ou área de atuação em relação ao mercado? Conhece aspectos como os de força e fraqueza? Descobrir fatores como esses é o que nos leva a cogitar uma análise SWOT.

Também conhecida como FOFA (do português Força, Oportunidades, Fraqueza e Ameaças), a análise SWOT é uma metodologia útil para promover mudanças e melhorias contínuas, seja num setor específico, seja no negócio em si.

Basicamente, ela nos permite medir nossas forças e fraquezas, reconhecendo erros e acertos, e, a partir dessa mensuração, identificar o que nos ameaça e, principalmente, as oportunidades que podem ser geradas a partir do que temos de melhor.

As matrizes da Análise SWOT:

A primeira delas, a força, diz respeito aos pontos fortes do negócio. Supondo que o departamento de Tecnologia da Informação (TI) tenha uma equipe de Segurança da Informação, composta de especialistas em ethical hacking, administração de sistemas e analista de testes de penetração, podemos dizer que a segurança é uma força.

Tomando o mesmo exemplo, a fraqueza poderia ser determinada pela carência de inovações tecnológicas, ou seja, o fato de a empresa manter uma infraestrutura de TI ineficiente e próxima da obsolescência em termos de competitividade no mercado.

Quando analisados ambos os pontos, passamos para o processo de verificar as oportunidades que as forças da empresa podem gerar. Sabendo que a TI conta com um excelente time de Segurança da Informação, programadores experientes e bom desempenho financeiro, como tirar vantagens disso tudo?

Em contrapartida, o que as fraquezas geram como ameaças ao negócio? Se a infraestrutura deixa a desejar, é provável que a concorrência esteja evoluindo muito mais em menos tempo. Isso significa que a empresa sempre largará nas últimas posições, cabendo a disputa àquelas que investem em Desenvolvimento e inovação.

Por quê utilizar a Análise SWOT?

A Análise SWOT é o processo que permite identificar os fatores nos quais a sua organização é forte ou vulnerável – onde se deve defender ou atacar. Se pretende realmente ser inovador terá que monitorizar as Forças e as Oportunidades. Se tiver consciência de quais são as forças internas da organização poderá usá-las como suporte e incentivo a uma cultura de inovação na organização. Algumas das Oportunidades podem mostrar que pode produzir ideias frescas sobre produtos, serviços ou procedimentos inovadores usando os pontos fortes da empresa para a implementação dessas ideias. O resultado desse processo é o plano de ação, que permite enfatizar quais os procedimentos a seguir para aproveitar uma oportunidade ou aniquilar uma ameaça, para manter um ponto forte ou eliminar uma fraqueza.

A análise pode ser executada tendo como referência um produto, um serviço, toda a organização ou até num indivíduo dentro desta. A Análise SWOT por si mesma não faria sentido, senão como parte de uma estratégia alargada ou num determinado contexto ou situação. Essa estratégia alargada pode ser tão simples como um objectivo ou um fim específico.

Como fazer a Análise SWOT de uma empresa

A metodologia SWOT de análise de empresas tem o objetivo de dar um direcionamento estratégico para a organização baseando-se em seu ambiente interno e em seu ambiente externo.

  • Ambiente interno: tudo que está dentro dos domínios da empresa, aquilo que ela pode controlar, como instalações, treinamentos, maquinário, propaganda, pontos de venda…
  • Ambiente externo: tudo que está fora do controle e do alcance da empresa e que, portanto, ela não pode controlar. São fatores naturais, como o clima e catástrofes, e fatores conjunturais e institucionais, como taxa de juros, variações cambiais, decisões do governo, entre outros.

Imagem retirada do site Marketing de Conteúdo

A empresa só pode atuar sobre o que tem controle. Essa é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, entender as forças e fraquezas de seu ambiente interno para poder enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente externo.

Fonte: InnoSupport | Host One | Agendor