Blog 909 - Marketing Digital e Tendências

Backup na nuvem: conceito e importância

25 de março de 2018 Categoria: Empresa, Futuro, Tecnologia

mktdigital

O que é a Nuvem?

Até alguns anos atrás era muito comum a tecnologia on premise para armazenamento de dados. Ou seja, a instalação de mídias e dispositivos físicos para manter as informações internas e externas armazenadas, com acesso apenas por equipamentos previamente autorizados e programados.

Atualmente, o cloud computing passou a ser uma alternativa de servidor para trabalhos e oferecimentos digitais, diferenciando-se com características como:

  • Sistema ligado à internet de acesso remoto;
  • Serviço sem necessidade de instalação específica;
  • Ideal para armazenamento e compartilhamento de dados;
  • Boa opção para otimizar a estrutura em TI sem grandes gastos;
  • Com acesso por vários equipamentos (a partir da autorização dos usuários) para trabalhar em informações compartilhadas;
  • Segurança garantida por meio de seu desenvolvimento criptografado e protegido.

Com o ambiente online como base de funcionamento, o serviço de armazenamento na nuvem tornou-se uma alternativa para prevenção contra a perda de dados, incluindo falhas de mídias físicas.

Para isso, o backup pode ser realizado de acordo com a programação do usuário, que opta pela forma manual ou automática, abrangendo todos os períodos ativos da empresa.

Quais os benefícios do backup na nuvem?

Independentemente do tipo de nuvem, o backup em cloud elimina riscos comuns e gera vantagens, como:

Segurança

Reduz a possibilidade de perda de arquivos por falhas na TI, desgaste da mídia física ou erros humanos. Criptografia e certificados de segurança que impedem invasões de hackers na TI da empresa para obter informações ou excluir dados.

Assim, todas as informações armazenadas são protegidas e, ainda, podem ser acessadas por pessoas autorizadas.

Trabalho remoto e portabilidade

Uso em equipamentos fixos ou portáteis, como computadores de mesa, smartphones e tablets. Os arquivos podem ser compartilhados e salvos independentemente do tipo de acesso, considerando que a criptografia é a mesma para todos os dispositivos.

Custo-benefício

Sem necessidade de investir em uma infraestrutura de TI física para expansão do ambiente digital, adequação de serviços e atividades que precisam de uma capacidade maior no hardware, o cloud computing reduz custo de investimento, tempo perdido com manutenção, instalação e trabalho para o ambiente físico de TI.

O backup na nuvem pode ser realizado pela própria equipe ou por empresas que desenvolvem o trabalho periodicamente, porém, com custo muito menor do que optar pela expansão física para o armazenamento de dados.

Fonte: Simples Solução