Blog 909 - Marketing Digital e Tendências

A importância das redes sociais na relação empresa-público

25 de janeiro de 2018 Categoria: Empresa, Estatísticas e Pesquisas, Internet, Marketing Digital

mktdigital

Quando mencionamos a importância das redes sociais nas empresas, estamos aliando diversos fatores cruciais: as redes sociais são, atualmente, o principal meio de contato com o público. A forma de aproximação das empresas que os estudos mais recentes da comunicação publicitária tanto reforçam tem base no contato, na intimidade proporcionada por ser um meio “informal”; trazer um ar mais humano às empresas, mudar a visão de que uma empresa é “fria e não tem coração”; mostrar que existe alguém por trás das redes fazendo a comunicação. Isso é importante e necessário, e as redes sociais trouxeram essa possibilidade que a televisão, o rádio ou os jornais não puderam proporcionar. As redes sociais, por isso, são diferentes.

E foi essa diferença que alavancou o que tange a utilização de mídias sociais para propagar a empresa. É um contato mais prático, mais viral e muito mais rápido. Na televisão existe uma hora marcada, assim como no rádio, e nos jornais e revistas, poucas vezes a mensagem era vista mais de uma vez pela mesma pessoa. Já nas redes sociais, por exemplo, um vídeo pode ser assistido várias vezes por diferentes pessoas dependendo do seu teor e mensagem contidos.

Ter presença nas redes sociais significa estar onde o seu público-alvo está. E, quanto mais visto pelas pessoas que se interessam pelo que você oferece, mais rápido o seu negócio tende a crescer.

Confira algumas das grandes vantagens que as mídias sociais podem trazer para a sua empresa:

1. Maior Interação: as redes sociais são acessadas por um grande número de pessoas todos os dias, boa parte desse público entra em seu perfil mais de uma vez por dia. Além disso, são também um forte canal de interação, isso se deve à facilidade em que se pode entrar em contato e ser notificado quando há uma resposta. Outro fator que estimula que as pessoas interajam com as empresas é o ambiente mais descontraído e cheio de pessoas, mesmo que virtualmente.

2. Disseminação de conteúdo: uma das funcionalidades mais interessantes das redes sociais, principalmente no Facebook, são os avisos sobre curtidas e compartilhamentos dos amigos. Isso ajuda muito no crescimento das empresas porque espalha as postagens que o público mais interage, divulgando gratuitamente o conteúdo para um número muito maior de pessoas.

3. Vinculação de anúncios: além de publicar conteúdo gratuitamente, é possível atingir um público muito maior usando as ferramentas de publicidade paga. Com os avanços em termos de postagens patrocinadas, as empresas conseguem direcionar as suas publicações para públicos muito bem segmentados, o que aumenta a probabilidade de realizar vendas. Os custos para se anunciar nas redes sociais, exceto pelo Linkedin, que é o mais caro, é relativamente baixo e pode-se começar com um investimento de poucos reais por dia.

Fonte: Defoco! | Administradores.com